DPE lançará livro com produção literária de idosos

"Mais do que premiar pessoas por seus talentos literários, esse concurso promoveu um verdadeiro resgate da dignidade dos idosos, que estão mostrando que ainda são capazes de fazer muita coisa, bastando ter oportunidade", declarou o aposentado Francisco de Assis Sousa, após ser anunciado como o grande vencedor do concurso literário "Re-vivendo Memórias", promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML).

 

A solenidade de divulgação dos vencedores marcou as comemorações alusivas ao Dia Internacional do Idoso e pelos 400 anos de fundação da capital maranhense. Francisco Sousa concorreu com a poesia "À Nossa São Luís - Homenagem pelos seus 400 anos".

A dona de casa Maria Cecília Cantanhede Dutra também era só felicidade na festa de premiação realizada na última segunda-feira (1º), na AML. "Quando ouvi o meu nome, fiquei muito alegre e surpresa. Não imaginava que seria a primeira colocada", contou Cecília Dutra, que concorreu ao prêmio com a crônica "O amor é essencial". Como prêmio, eles terão os seus trabalhos publicados em um livro, cuja sessão de autógrafos será marcada posteriormente. (Ver relação completa dos vencedores abaixo).

Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, o concurso literário alcançou o sucesso desejado "ao favorecer a ideia de que o envelhecimento não impede que o indivíduo idoso continue ativo, participando da vida social em condição de igualdade com os demais cidadãos".

Sobre o trabalho dos idosos participantes, o presidente da AML, Benedito Buzar, fez questão de fazer referência ao excelente nível apresentado na primeira edição do certame. "Fiquei muito feliz ao constatar a qualidade dos trabalhos escritos. Esse concurso merece ser realizado sempre para continuar valorizando o talento dos nossos idosos", disse ele.

 

Durante a solenidade, foram homenageados também os idosos com idade igual ou superior aos 100 anos. Receberam placas os idosos Risoleta Bacellar Pedrosa (101anos), Generosa Alves Ferreira (101), Maria do Patrocínio Parga, (102) e Antônio Pedro Rodrigues dos Santos (100). "Nesses dias de hoje, na correria em que as pessoas vivem, é mais difícil chegar aos 100 anos", refletiu dona Maria do Patrocínio, que reside no bairro do Monte Castelo. "Tenho boa saúde e ainda faço muitas coisas em minha casa", relatou.

Certificados

Coordenado pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, o concurso literário premiou com certificados os três melhores trabalhos, nas categorias crônicas, contos e poesias. Todos os participantes, porém, receberam menção honrosa. A comissão julgadora foi composta por membros da AML.

O concurso literário conta com o apoio de parceiros da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e de outras instituições comprometidas com a valorização e a dignidade da pessoa idosa. "A iniciativa da Defensoria Pública em trazer pessoas comuns para academia é valorizar o idoso como cidadão, mostrando que a velhice não é só fragilidade", assinalou a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic.

Vencedores do Concurso Literário

Categoria Poesia

1º Lugar: "À Nossa São Luís - Homenagem pelos seus 400 anos", de Francisco de Assis Souza Lima

2º Lugar: "Assim como o Sol", de Magnólia Veras Duailibe

3º Lugar: "O Tempo da Vida" - José Mariano Rodrigues Sousa

Categoria Conto

1º Lugar: "Arte e Devoção", de Joana Maria Bittencourt

2º Lugar: "Revivendo minhas Memórias", de Raimunda Pinheiro De Sousa Frazão

3º Lugar: "Uma Declaração para São Luis", de Maria Do Socorro Ramos Ferreira

Categoria Crônica

1º Lugar: "O amor é essencial", de Maria Cecília Cantanhede Dutra

2º Lugar: "Natureza, Meio Ambiente e o Homem", de Laurinda Dos Santos Silva Ribeiro

3º Lugar: "A Acompanhante", de Raimunda Silva

 
Webmail
Usuário
Senha
  • Flickr
  • Orkut
  • Twitter
  • You Tube
Banner
Banner

editaisbanner

Cadastro de Fornecedores
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado de Comunicação Social do  Governo do Estado do Maranhão
Palácio dos Leões - Av. Dom Pedro II, s/n, Centro. Cep: 65010-904 São Luís – MA
Fone: +55 (98) 2108-6300/Fax: +55 (98) 2108-6314 | E-mail: assecom@secom.ma.gov.br